Guia prático sobre uso de produtos dermatológicos na gestação
As mudanças hormonais que ocorrem durante a gestação podem se refletir bastante na qualidade da pele. Entre as queixas dermatológicas mais comuns das gestantes, encontram-se acne, melasma, rosácea e estrias.
Classicamente, há produtos mais seguros do que outros para a abordagem desses problemas. Entretanto, a liberação ou proibição de algum ativo por si só não é tão simples assim. Ela muito se relaciona com a falta de bons estudos que comprovem a segurança nesse período.
Portanto, é mais importante deliberar sobre os benefícios X malefícios de um determinado produto do que seguir apenas seguir uma convenção. O conhecimento e experiência do dermatologista são fundamentais para isso.
Além disso, a pele também costuma ficar muito mais sensível nesse período, o que pode dificultar os tratamentos, mesmo quando feitos com substâncias classicamente liberadas.
Ao programar ou descobrir uma gestação, é importante agendar consulta dermatológica para as devidas orientações. Caso já esteja fazendo uso de algum produto, na dúvida, a melhor opção é suspender até lá. Entretanto, deixo duas listas para consulta rápida: produtos classicamente liberados e não liberados para uso nesse período.
PODE USAR:
. Ácido azelaico
. Nicotinamida
. Ácido kójico
. Alfa arbutin
. Ácido glicólico até 10%
. Vitamina C até 10%
. Peróxido de benzoíla até 5%
EVITAR O USO:
. Ureia acima de 3%
. Ácido salicílico acima de 3%
. Ácido glicólico acima de 10%
. Ácido retinóico / Tretinoína
. Adapaleno
. Hidroquinona
Em relação ao uso de protetor solar, os 100% MINERAIS são os mais adequados, principalmente por terem menor risco de causar irritações. Entretanto, caso a gestante não goste da cosmética, pode usar qualquer outro! É importante frisar que a Anvisa libera todos os protetores para uso na gestação!
Sobre o uso de hidratantes para estrias, até hoje não há comprovação de que eles efetivamente ajudem na prevenção! Assim como não há comprovação sobre a superioridade de algum produto em relação aos outros.
Por isso, tanto a recomendação do seu uso, quanto a recomendação de um produto em detrimento de outro pode ser questionada!
Classicamente sugerimos o uso para melhorar a qualidade da pele. Apenas escolher um com veículo mais espesso, que tolere a cosmética e consiga fazer o uso sistemático. Pode ser associado ou não ao uso de óleos.
Tenha um dermatologista de confiança para acompanhar sua gestação. A pele muda bastante nesse período e a rotina pode necessitar ser alterada mais de uma vez! Confie nele e não use produtos por conta. Lembre sempre que menos é mais, principalmente nesse período!
Related Posts
Ciência
Em uma sociedade cada vez mais secularizada, o homem mantém acesa sua inextinguível chama da
Urticária
5 coisas que você precisa saber sobre Urticária
Tinturas e descoloração na gestação
E aí... você acha que gestantes podem pintar o cabelo? Provavelmente já ouviu opiniões diver