Dra. Francine Belinetti

Orientações importantes sobre o uso de ácidos

Para muitas pessoas, saber que um produto contém um ácido traz a ideia de que é ele muito forte e que seus efeitos serão intensos. Entretanto isso não é verdade em boa parte das vezes! Os ácidos para tratamentos de pele são um grupo muito heterogêneo e versátil de substâncias!! Elas podem ter desde ação clareadora, seborreguladora, antioxidante, queratolitica, ou até hidratante! A intensidade dos seus efeitos também podem variar bastante em decorrência de outros fatores.

Confira algumas orientações importantes sobre o uso de ácidos:

1. Em um tratamento longitudinal, a descamação não é algo esperado e nem é necessário que ela ocorra para que um ácido faça efeito.
Caso aconteça com frequência, é necessário rever as condições de uso desse ácido: concentração, frequência e produtos associados.

2. A associação de ácidos pode ser considerada em diversos tipos de tratamento. Entretanto, são poucos os estudos concernentes a esse tema. Passar vários ácidos ao mesmo tempo pode alterar a estabilidade e diminuir a eficácia dos produtos, além de aumentar a irritabilidade da pele.

3. Hidratação e higienização suave da pele são fundamentais para aumentar a tolerabilidade aos diversos tipos de ácidos e garantir a manutenção dos tratamentos.
Em casos de irritação, pode haver inclusive a piora da dermatose de base.

É fundamental que o uso de um ou mais ácidos seja feito sobre a orientação de um dermatologista.

Dermatologista
CRM 30732 - RQE 20352

Graduada em Medicina pela Universidade Estadual de Londrina (UEL).
Residência médica na área de Dermatologia pela Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Expediente

Seg a Sex: 9h – 18h
Sáb e Dom: Fechado

Siga-nos: