Dra. Francine Belinetti

Urticária

5 coisas que você precisa saber sobre URTICÁRIA

1. A urticária é um padrão de resposta da pele que pode ser desencadeada por vários tipos de estímulos. Apesar de boa parte das pessoas a chamarem de “alergia”, na MENOR parte das vezes a causa será alérgica.

2. Descrevemos a urticária como INDUZIDA quando há algum fator externo estimulando o aparecimento dos vergões, a exemplo de medicamentos, alimentos, infecções, doenças imunológicas, ou até estímulos físicos (água, pressão, sol…). Mas há também muitos casos em que não há um fator externo a estimular, quando é o próprio corpo da pessoa que causa vergões. Nesse caso, chamamos de ESPONTÂNEA.

3. Em relação a duração da doença também podemos dividir a urticária em AGUDA E CRÔNICA. Quadros agudos são aqueles que duram até seis semanas. Em boa parte das vezes nesses casos NÃO se identifica o agente causador principal! O mais importante é o controle dos sintomas, e não a investigação sobre as causas. Casos que ultrapassam as seis semanas já demandam melhor investigação.

4. Pode ser muito frustrante receber um diagnóstico de urticária crônica espontânea, pois há sempre uma busca do paciente por achar um “culpado” para a sua doença, com o objetivo de evitar esse culpado e exercer controle sobre a doença. Compreender esse diagnóstico é fundamental para uma boa adesão ao tratamento!

5. Essa é uma doença que pode causar um grande impacto na qualidade de vida do paciente, mas que possui atualmente excelentes tratamentos para o seu controle, independente do grupo em que o paciente esteja classificado!

Dermatologista
CRM 30732 - RQE 20352

Graduada em Medicina pela Universidade Estadual de Londrina (UEL).
Residência médica na área de Dermatologia pela Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Expediente

Seg a Sex: 9h – 18h