Queimadura: primeiros socorros básicos
1. Coloque a região acometida em água corrente, na temperatura ambiente, limpa, por pelo menos 15 minutos. Isso irá interromper a onda de progressão de calor, que poderia causar lesão maior ainda na área perilesional.
2. Retirar roupas e adereços próximos à área queimada, desde que não estejam muito grudados. A região pode inchar e eles podem prejudicar a circulação, além de poderem ainda estar quentes e piorarem a queimadura.
3. Avaliar o grau da queimadura:
. Se apenas está vermelha, é de primeiro grau.
. Se houve formação de bolhas, ela é de segundo grau.
. Se acometeu a gordura, já é de 3° grau.
As mais profundas podem ter uma coloração variável: de pálidas, até avermelhadas ou pretas. São mais endurecidas ao toque e não doem. Quanto mais profunda, maiores os riscos!
4. Sinais de alerta para procurar auxílio médico naquele momento:
. Queimaduras em face, genitais, mãos, pés, pescoço ou articulações;
. Queimaduras muito extensas ou profundas;
. Dor intensa desproporcional ao tamanho da lesão;
. Chamuscamento de cílios ou vibrissas nasais, rouquidão, dificuldades para respirar ou escarro com pontos pretos;
. Lesões em decorrência de choque ou produtos químicos;
. Alteração da consciência;
. Idosos ou menores de 5 anos.
5. Projeta a queimadura com um tecido limpo, de forma frouxa. NÃO aplique produtos sem a devida orientação! É comum as pessoas aplicarem vários tipos de tópicos, a exemplo de pasta de dente, manteiga e óleos. Eles são prejudiciais ao processo de cicatrização e aumentam o risco de infecção!
6. Se dor muito grande e vítima em bom estado, pode administrar um analgésico de uso habitual. Também é importante observar sinais de infecção na evolução, como saída de secreção e aumento da vermelhidão.
7. Não estoure as bolhas! Elas são um curativo biológico. Romper aumenta a chance de infecções. Em lesões maiores, o médico assistente decidirá a melhor conduta.
8. Em queimadura de primeiro grau, apenas a hidratação e proteção solar geralmente serão suficientes para a recuperação. Corticoides tópicos podem ser considerados. Não haverá a formação de cicatrizes.
9. A partir do segundo grau, pode ou não haver a formação de cicatrizes. Nas pequenas queimaduras, sem sinais de infecção, geleia de vaselina e sulfadiazina de prata são boas opções de tópicos a serem utilizados. As queimaduras de terceiro grau não tem potencial de cicatrizar sozinhas! Sempre vão necessitar tratamento especializado.
Related Posts
Prevenção de picadas de insetos que vão além da aplicação de repelentes
Roupas que já vem com repelente são confiáveis? E as pulseiras... funcionam? E os dispositivo
5 verdades sobre o tratamento com Isotretinoína (Roacutan)
A isotretinoína é uma medicação derivada da vitamina A que já é utilizada desde a década
Tratamento de Psoríase
A psoríase é uma doença inflamatória crônica que pode interferir muito na qualidade de vida